quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

QUE PAPEL A SOCIEDADE PODE EXERCER SOBRE O DESTINO DOS INDIVÍDUOS?

Atualmente vivemos em um mundo globalizado, aonde cada dia surgem novas tecnologias e novas formas de relacionamentos, mas será que a sociedade esta preparada?
Durante anos a sociedade influenciou nas tomadas de atitudes, porém nos dias atuais ela vem determinando como o indivíduo deve se portar diante das mais diversas situações.
Se o indivíduo não segue o modelo “já pronto” posto pela sociedade ou instituições por exemplos: pessoas sem vícios de drogas, álcool, fumo, não ser obeso, ter pele clara  etc. Esses padrões não são apenas consequência de uma estrutura genética da espécie, mas do compartilhamento de experiências simbólicas familiares, do ambiente em que vive, ou da formação da  própria individualidade humana.  O indivíduo adquire uma cultura formada pelo individualismo e o desejo de conseguir bem-estar material ou sentimental a qualquer custo. A desestruturação vivida em nosso tempo demonstra que as tradições que tornam possíveis a sociedade, já não possuem a fidelidade dos valores básicos que representam a honestidade, a reciprocidade e as responsabilidades com os demais, caem em total descrédito. A sociedade passa por um processo de desencantamento, isto é, de certo distanciamento em relações aos valores éticos transcendentais (FONTE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário