terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO




As novas tecnologias da informação, mais precisamente a Internet e a telefonia móvel, permitiram o desenvolvimento da sociedade da informação. Essa sociedade surge no final do séc. XX, tendo a Globalização como o seu fator de origem e esta cada vez mais se expandindo, além disso, subentendem-se que, daqui pra frente, os rumos do desenvolvimento dependerão das revoluções tecnológicas.

“Nesta sociedade da informação, é possível destacar duas questões observáveis na sociedade dos nossos dias que, manifestamente, a influenciam e condicionam. A primeira relaciona-se com as alterações verificadas ao nível da produção/edição da informação, a segunda relaciona-se com a escala em que a informação é difundida/recebida. Estas duas questões e os factores que as instituem interpenetram-se. Um ponto comum às duas é o dos meios de comunicação (media) e o desenvolvimento de que foram alvo no século XX.”(http://literaciadainformacao.web. simplesnet.pt/Sociedade_da_informacao.htm).

Os avanços das tecnologias aumentou a produção de informações trazendo benefícios para o meio científico, lazer, comunicação, etc. A máquina passa a ser uma forma prática e fácil de adquirir e acumular conhecimento.

Para Abdul Waheed Khan (subdiretor-geral da UNESCO para Comunicação e Informação), escreve: “A Sociedade da Informação é a pedra angular das sociedades do conhecimento. O conceito de “sociedade da informação”, a meu ver, está relacionado à idéia da“inovação tecnológica”, enquanto o conceito de“sociedades do conhecimento”inclui uma dimensão de transformação social, cultural, econômica, política e institucional, assim como uma perspectiva mais pluralista e de desenvolvimento. O conceito de “sociedades do conhecimento” é preferível ao da “sociedade da informação” já que expressa melhor a complexidade e o dinamismo das mudanças que estão ocorrendo. (...) o conhecimento em questão não só é importante para o crescimento econômico, mas também para fortalecer e desenvolver todos os setores da sociedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário